Publicidade
08/01/2015 - 17h32

'Pau de selfie' é campeão de vendas em lojas de produtos fotográficos

DE SÃO PAULO

A moda do "pau de selfie" está rendendo boas vendas para os varejistas do setor de fotografia e eletrônicos. Impulsionado pela época das férias e do fim de ano e pela novidade do produto, o produto é líder de vendas e faturamento.

No site da Emania Foto&Vídeo, que têm mais sete lojas na região da Santa Ifigênia, no centro de São Paulo, o bastão para tirar selfies é o produto mais vendido. Nas lojas físicas, com foco em equipamentos fotográficos profissionais, a procura pelo produto é menor.

Isabelli Ribeiro, responsável pelas vendas on-line, afirma que vendia cerca de 20 bastões por dia em outubro. Em dezembro, o número chegou a 70 exemplares por dia e o ritmo se mantém depois do Natal. O site especializado BananaFoto também chegou a vender cem bastões apenas na primeira quinzena de dezembro, afirma a proprietária Kátia Martins.

Na Cre8 Tecnologia, distribuidora exclusiva dos produtos da australiana Kaiser Baas, como câmeras fotográficas esportivas e acessórios, o "selfie stick" é líder de vendas. "Com certeza é o carro chefe da empresa. Hoje ele representa cerca de 80% das nossas vendas, tanto em unidades quanto em faturamento", afirma Victor Sebastian, diretor de operações da Cre8.

Lojas on-line com produtos variados também viram no produto uma oportunidade de faturar. No e-commerce Capinhas Shop, com mais de 4.000 produtos no catálogo, o bastão, que também é chamado de monopod, a febre chegou mesmo com o dia de descontos Black Friday, em novembro, e o Natal. "A porcentagem de vendas de monopods, que antes da moda era de 5%, saltou para 40% em apenas um mês.", afirma o sócio-proprietário Gustavo Marin.

Apesar de estar lucrando com o produto, Rodrigo Miranda de Mattia, proprietário da loja on-line Radar Shop, diz acreditar que a moda, como outras, tende a esfriar: "Percebemos um aumento nas vendas no final do ano, acredito que ocasionado pela época festiva e de férias, porque as pessoas fotografam mais nas férias. Pode ser que as vendas se mantenham altas, mas depois de um tempo tende a haver um equilíbrio. Você vai vender o produto todo mês, mas não vai ser como quando estourou."

No mercado brasileiro existem vários modelos disponíveis, todos importados: a versão mais simples é um bastão com um controle remoto avulso e sai por cerca de R$ 80; um pouco mais elaborado é o bastão com um botão na base da haste que aciona a câmera do smartphone via bluetooth, cujos preços variam de R$ 100 a R$ 250. Há ainda uma versão à prova d'água, por cerca de R$ 140.

A maioria dos produtos pode ser adaptada para ser usada com câmeras compactas ou smartphones com sistema operacional Android ou iOS.

COLABOROU GABRIELA STOCCO, DE SÃO PAULO

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag